Siga-nos

Como a Energia Solar é Produzida?

Anúncios

Você sabe como a energia solar é produzida? No entanto, será que vale a pena investir em equipamentos, para transformar energia solar em energia elétrica?

Neste artigo, veremos de perto como um sistema solar doméstico converte a energia do sol, em energia elétrica.

Anúncios

A energia solar é produzida quando a luz do sol atinge os painéis solares, que então transformam a energia solar em eletricidade utilizável. Essa transformação fotovoltaica é a forma como a energia solar é gerada.

Como a energia solar é produzida

Como a Energia Solar é Produzida? Painéis Solares Convertem Luz do Sol em Energia Elétrica.

O processo de geração de energia a partir da luz do sol, começa com a maior parte de uma instalação solar: os painéis solares. Um painel solar, normalmente é feito de silício monocristalino ou policristalino, alojado em uma moldura de painel de metal com um invólucro de vidro.

Então quando a luz do sol, atinge a fina camada de silício na parte superior de um painel solar, ela remove os elétrons dos átomos de silício. Os elétrons são carregados negativamente, o que significa que são atraídos para um lado da célula de silício. Isso cria uma corrente elétrica que é capturada pela fiação em um painel solar.

Entretanto, conhecido como “efeito fotovoltaico”, os elétrons que fluem e são liberados pela luz do sol, são a base da eletricidade gerada pelos painéis solares.

Anúncios

Então, quanto mais sol atinge seus painéis solares, mais elétrons serão liberados. Por isso é importante considerar fatores como sombra e cobertura local de nuvens ao projetar um sistema de energia solar.

Alguns painéis solares produzem eletricidade em taxas diferentes, dependendo de sua eficiência e qualidade. Portanto, os painéis solares de alta qualidade geralmente custam um pouco mais no início.

Mas, a longo prazo, você economizará seus recursos porque eles produzem eletricidade com mais eficiência.

Os Inversores Transformam a Energia dos Painéis Solares em Energia Elétrica.

Depois que os elétrons soltos foram coletados em painéis individuais, a corrente resultante é conhecida como corrente contínua (CC). No entanto, a eletricidade que usamos para alimentar dispositivos, carregar veículos elétricos e acender nossas luzes é a corrente alternada (CA).

A eletricidade gerada por elétrons de silício soltos é eletricidade CC e precisa ser convertida em eletricidade CA antes de podermos usá-la.

Então, essa conversão é feita por importantes dispositivos chamados inversores. Os inversores podem ser configurados como inversores de string, microinversores ou otimizadores de energia. Mas, cada configuração executa a mesma função geral de transformar corrente continua em corrente alternada.

Depois que a eletricidade passa pelos inversores e é transformada em corrente alternada, ela flui para o painel elétrico e o medidor. Finalmente, ele pode ser disperso por toda a sua casa ou na rede elétrica.

Tecnologias De um Painel Solar.

A maioria dos painéis solares disponíveis são feitos de silício cristalino, mas existem alguns outros tipos de painéis solares que produzem eletricidade a partir do sol.

Painéis Solares de Telureto de Cádmio (CdTe).

Os painéis de telureto de cádmio, usam um material diferente do silício para produzir eletricidade. Embora, ainda eles não tenham classificações de eficiência muito altas, os painéis de CdTe podem capturar energia em comprimentos de onda mais curtos do que os painéis de silício. Além disso, os custos de fabricação são baixos.

Painéis Solares de Disseleneto de Cobre, Gálio e Indio (CIGS).

Com maior eficiência do que os painéis telureto de cádmio, os painéis CIGS são uma opção de painel promissora. Infelizmente, os altos custos de produção, impediram que os painéis CIGS se tornassem populares.

No entanto, esses painéis usam um material diferente à base de cobre para gerar eletricidade.

Células Fotovoltaicas Orgânicas.

Em vez de usar um material inorgânico como silício ou cobre, as células fotovoltaicas orgânicas, usam camadas finas de vapor orgânico ou solução para gerar uma corrente elétrica a partir da luz do sol.

As células OPV ainda precisam ser amplamente adotadas devido à baixa eficiência e curta duração em comparação com outras tecnologias de painel.

Todas essas tecnologias solares, contam com a ajuda de painéis de película fina e são uma parte muito pequena do mercado solar em geral. Isso ocorre principalmente porque eles não são econômicos no momento.

Entretanto, futuramente essas opções exclusivas podem ser as tecnologias solares dominantes. Mas por enquanto os painéis de silício dominam a indústria.

Certifique-se de Obter o Melhor Negócio Para sua Instalação de Energia Solar.

Portanto, para proprietários de casas, que estão pensando em aproveitar as vantagens da energia solar, é importante considerar todas as opções citadas aqui anteriormente, antes de se comprometer com uma empresa de instalação de energia solar.

No entanto, trabalhar com uma empresa de energia solar pré-selecionada, você pode garantir que fará um ótimo negócio, para que possa começar a gerar eletricidade a partir da luz do sol.

Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criativo News © 2020–2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta.