Siga-nos

IPVA 2023 – Veja Como Consultar e Pagar Parcelado.

Anúncios

No ano de 2023, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá seus valores alterados. Sobretudo, a alíquota do IPVA 2023 não foi divulgada ainda, mas é importante que os proprietários de veículos estejam atentos para as datas de pagamento do tributo. Neste artigo, vamos mostrar como consultar o valor do IPVA 2023 e como pagar parcelado.

O IPVA, é um imposto anual cobrado pelo estado sobre o valor de determinados bens, como automóveis. Desse modo, o IPVA é usado para financiar a manutenção das vias públicas e outros serviços do governo. O pagamento do IPVA é obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores terrestres, com exceção dos veículos isentos. Além do mais, a data de vencimento do IPVA varia de acordo com o Estado onde o veículo está registrado.

Anúncios

No Estado de São Paulo, por exemplo, o IPVA 2023 será cobrado a partir do dia 10 de janeiro. No Rio de Janeiro, o IPVA 2023 começa a ser cobrado a partir do dia 1º de janeiro. O pagamento pode ser feito em cota única até o dia 31 de janeiro, com desconto de 5%. A partir do dia 1º de fevereiro, o pagamento só poderá ser parcelado em até 4 vezes sem juros.

IPVA 2023 - Veja Como Consultar e Pagar Parcelado
IPVA 2023 (Imagem: Canva Pro)

Como Funciona o Pagamento do IPVA 2023?

De antemão, o pagamento do IPVA é feito anualmente e deve ser realizado até o dia 31 de janeiro. Entretanto, o contribuinte pode optar pelo pagamento à vista, com desconto de 5%, ou parcelar. O IPVA 2023 já está disponível para consulta e pagamento. 

Porém, o valor do imposto varia de acordo com o estado onde o veículo está registrado e também com o tipo de automóvel. Portanto, para saber qual é o valor do seu IPVA 2023, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda de seu estado e informar o número da placa do carro. 

Você também pode optar por pagar o IPVA parcelado. Isso é uma opção que muitos proprietários de veículos escolhem, pois assim fica mais fácil quitar o imposto. Para isso, basta se dirigir a uma agência bancária e solicitar o pagamento parcelado.

Anúncios

Como novidade, o parcelamento poderá ser de até 12 meses, mas pode variar de acordo com o banco escolhido. Para fazer o pagamento, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e seguir as instruções. É importante lembrar que o não pagamento do IPVA resulta em multa e juros, além da possível suspensão do veículo.

Como Consultar o IPVA 2023?

O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelo estado sobre o veículo automotor. O valor do IPVA varia de acordo com o estado onde o veículo está registrado e também conforme o tipo e modelo do carro.

Para consultar o IPVA 2023:

Você pode acessar o site oficial do Detran em seu estado. Dessa maneira, você terá acesso a todas as informações necessárias, como valor do imposto, datas de vencimentos e formas de pagamento.

Como dito acima, você também pode parcelar o pagamento do seu IPVA 2023 em até 12 vezes, desde que esteja em dia com as taxas e impostos referentes ao seu veículo. Para fazer isso, basta comparecer a uma agência da rede bancária credenciada pelo Detran de seu estado.

Como Pagar o IPVA 2023 Parcelado?

Sabemos que o IPVA é um imposto cobrado anualmente pelo estado sobre o veículo automotor. O pagamento do IPVA pode ser feito em cota única ou parcelado, sendo que o valor a ser pago varia de acordo com o estado onde o veículo está registrado. No entanto, é importante lembrar que o pagamento em cota única costuma ter um desconto sobre o valor total do imposto.

Fazendo o Pagamento Parcelado: 

Por meio da Sefaz, o contribuinte tem direito a segunda via de boleto IPVA 2023, parcelamentos, novas formas de pagamento e outras informações. Desta forma, é sempre importante entender que se você desejar parcelar o IPVA em até 12 vezes, pode realizar o procedimento utilizando o cartão de crédito.

Para consultar o valor do IPVA que deve ser pago no ano de 2023, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e informar os dados do seu veículo. Além disso, também é possível fazer a consulta pelo número do Renavam.

Uma vez que você já tenha consultado o valor do IPVA 2023, é hora de decidir se fará o pagamento em cota única ou parcelado. Para isso, basta escolher a opção que esteja melhor disponível no seu atual momento.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o IPVA 2023 começa a ser cobrado a partir do dia 1º de janeiro. O pagamento pode ser feito em cota única até o dia 31 de janeiro, com desconto de 5%. A partir do dia 1º de fevereiro, o pagamento só poderá ser parcelado em até 4 vezes sem juros.

Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criativo News © 2020–2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta.