Açaí - Origem do Fruto Tradicional da Região Norte do Brasil.
Siga-nos

Açaí – Origem do Fruto Tradicional da Região Norte do Brasil.

Anúncio

O açaí é uma fruta que chegou bem devagar e se popularizou em todo o mundo. O açaí ganhou muitos amantes em pouco tempo. Açaí, origem do fruto tradicional da região norte do Brasil, virou uma febre entre as pessoas de todo o país.

É uma fruta que teve sua origem na Região Norte do Brasil. Mas sua fama foi tão grande que se espalhou por todo o país, mesmo nas regiões mais distantes do norte.

Anúncio

Entretanto, na região do Norte, o açaí deixou de ser consumido como alimento básico e principal. Então, seu preparo começou a ser feito de diversas maneiras pela população.

Açaí - Origem do Fruto Tradicional da Região Norte do Brasil

Açaí – Origem do Fruto e Suas Diversas Formas de Consumo.

Como já citado aqui, o Açaí, origem do fruto tradicional da região norte do Brasil. Principalmente, no Pará e no Amazonas, o consumo do fruto ocorre com mais frequência, e com farinha de tapioca, acompanhando peixes e outros frutos do mar.

Além disso, nessas regiões, o açaí, também tem seu consumo como suco e vinho.

Anúncio

Portanto, existe varias formas de consumo do fruto. Uma dessas formas é muito popular. As pessoas consomem o fruto acompanhado de frutas, doces e até mesmo com sorvetes.

Em algumas regiões, é muito comum o consumo do açaí com guaraná e banana.

Além de ser um alimento muito comum no país, ele é importante para a nossa economia. Pois sua exportação tem aumentado cada vez mais nos últimos tempos.

Isso porque, a partir da variedade de consumo dos seus frutos, diversas regiões passaram a explorar esse alimento de diversas maneiras.

A planta que origina o açaí se chama açaizeiro, e pode chegar até a 25 metros de altura. Suas características trazem folhas grandes em sua árvore e com cores bem escuras.

As flores são pequenas e com toques de amarelo, formando um lindo cacho pendurado na planta. As flores geralmente aparecem entre os meses de setembro e janeiro.

Cada árvore produz cerca de três cachos de flores por ano. Nessas flores, podemos tirar até 6 quilos do fruto. Quando os frutos do açaí estão maduros, suas cores ficam bem escuras, quase pretas.

Podemos colher em praticamente todo o ano, mas nos meses de dezembro a julho, numa intensidade maior.

Quais São as Propriedades Nutricionais da Fruta?

Assim que o açaí se popularizou, sua preocupação a nível nutricional também chegou.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, em 100 gramas de açaí em polpa, temos cerca de 6 gramas de carboidratos, 0,8 gramas de proteínas, 4 gramas de lipídios e 2 gramas de fibras. Tudo isso, tendo 58 quilocalorias totais.

Um dos pontos positivos do consumo do açaí são os ácidos graxos em sua composição. Além disso, ele é um alimento rico em cálcio e potássio, suprindo a necessidade diária de uma pessoa adulta desses minerais por dia.

Mesmo que seja um alimento calórico, especialistas indicam o consumo de açaí, mas com moderação.

Podemos Aproveitar Tudo da Fruta?

Sim! Do açaí, aproveitamos desde os frutos, o tronco, as folhas e até as raízes. Portanto, essas plantas, geralmente são comercializadas em grande escala.

Pois, seu tronco também, utiliza-se em algumas construções e as folhas podem servir como ótimas coberturas para telhados. Contudo, suas folhas também podem ser usadas para artesanatos, na confecção de chapéus e cestas.

Entretanto, como visto aqui, o açaí incrivelmente, pode ser consumido de diversas maneiras. Se você já experimentou, é provável que você goste muito. Se não experimentou ainda, dê uma chance. Pois poderá se apaixonar!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Criativo News © 2020–2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta.