Siga-nos

Aplicativo Espião – Saiba Como Identificar em seu Celular.

Anúncios

Quando navegamos na internet, diversos spywares e outros arquivos maliciosos podem invadir o nosso sistema. Entre eles, o aplicativo espião é um dos mais famosos. Isso porque ele pode coletar dados e informações sobre nossas contas, além de ter acesso a nossos vídeos e conversas. Sendo assim, vamos te mostrar como se proteger do aplicativo espião no celular.

Uma pesquisa do Surf Shark apontou que o Brasil é o 6º país que mais sofre com os vazamentos de dados. Seja por hackers profissionais ou simples aplicativos, o que não faltam são opções para deixar os brasileiros mais vulneráveis. Dessa forma, conhecer aplicativos e técnicas para manter a integridade das suas informações é essencial.

Anúncios

Neste sentido, se você acredita que existe algum aplicativo espião no seu celular, ou quer se proteger deles, temos uma boa notícia! Sendo assim, vamos mostrar algumas dicas para você descobrir se o seu aparelho está contaminado com esse tipo de invasão.

Aplicativo Espião - Saiba Como Identificar em seu Celular
Aplicativo Espião (Imagem: Google)

Como Descobrir o Aplicativo Espião no seu Celular.

A princípio, podemos dizer que os aplicativos espiões se escondem muito bem, já que essa é sua função. Dessa forma, não existe uma técnica ou passo a passo certo para saber se há um aplicativo desse tipo no seu celular. No entanto, quando eles estão presentes no nosso dispositivos, costumam deixar alguns rastros.

Sendo assim, é essencial conferir se o seu smartphone apresentou algumas alterações, como travamentos ou lentidão. Inclusive, se a sua bateria acaba sem explicação também é indício da presença de um app espião. Por outro lado, celulares que esquentam muito também podem ser vítimas desses aplicativos.

Vale citar que esses problemas nem sempre ocorrem devido aos apps espiões ou spywares. Contudo, como esses softwares maliciosos atuam em segundo plano no seu aparelho, é comum que o celular apresente um funcionamento estranho.

Anúncios

Além disso, é necessário averiguar se existe algum aplicativo estranho instalado no seu aparelho. Para isso, acesse as configurações do sistema e confira todos os aplicativos, buscando algum com nome estranho, ou que você não se lembra de ter instalado.

Por outro lado, vale ressaltar que alguns aplicativos de sistemas são listados nas definições dos aparelhos. Assim, pode-se dizer que os aparelhos têm apps próprios de fábrica. Portanto, não confunda esses aplicativos com possíveis spywares no seu celular.

Como Excluir um Aplicativo Espião do Celular?

Excluir um aplicativo espião do celular não é fácil, mas também não é impossível.  Isso porque, como mencionado, eles deixam rastros, e isso nos ajuda a identificar sua presença.

Dessa forma, para analisar todos os apps que estão no seu aparelho, use um antivírus confiável como o AVG, por exemplo. Além de identificar sua presença, eles removem o aplicativo espião rapidamente.

Contudo, também é possível excluir spywares manualmente. No entanto, é necessário ter cuidado, pois será preciso restaurar seu smartphone e isso pode excluir arquivos que são importantes para você.

VEJA TAMBÉM: Clean Master – Aplicativos Para Liberar Espaço do Seu Celular.

Concluindo.

A identificação de um aplicativo espião em um celular pode ser um processo desafiador, uma vez que muitos desses aplicativos são projetados para operar de forma discreta e oculta. No entanto, como vimos anteriormente, existem algumas medidas que podem ser tomadas para identificar a presença desses aplicativos em um dispositivo.

Além disso, a verificação de aplicativos instalados no celular e sua lista de permissões também pode ser útil na identificação de aplicativos espiões. Esses aplicativos geralmente requerem permissões avançadas, como acesso à câmera, microfone e localização do celular.

Em suma, a identificação de um aplicativo espião em um celular pode ser um processo complicado, mas a realização de verificações regulares e a adoção de medidas preventivas podem ajudar a manter o dispositivo seguro e protegido contra atividades indesejadas de monitoramento.

Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criativo News © 2020–2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta.