Você Sabe o Como Funciona a Tecnologia NFC
Siga-nos

Você Sabe Como Funciona a Tecnologia NFC?

Anúncio

Essa é uma tecnologia que está se tornando cada vez mais comum, entre vários dispositivos. Portanto, você sabe como funciona a tecnologia NFC? Se ainda não sabe, fique tranquilo. Pois, preparamos este artigo explicando o que é e como essa tecnologia funciona.

A sigla NFC, vem do inglês Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade). Ou seja, essa tecnologia permite que dois dispositivos, se comuniquem sem fio, através de uma simples aproximação. De forma rápida e segura. Porém, os dispositivos precisam ser compatíveis e estarem próximos um do outro.

Anúncio

No entanto, para se fazer a comunicação entre os dispositivos, não será necessário emparelha-los como fazemos com o bluetooth, por exemplo. Então, basta que os dispositivos compatíveis se aproximem. Dessa forma, os dispositivos podem ser smartphones, tablets, crachás, cartões, bilhetes eletrônicos, pulseiras e qualquer outro dispositivo que tenha um chip NFC.

Você Sabe o Como Funciona a Tecnologia NFC

O Que é a Tecnologia NFC.

Essa é uma tecnologia que facilita muito o nosso dia a dia. E nós podemos usar para diferentes finalidades. Contudo a tecnologia NFC, nos permite fazer a conexão de dois dispositivos remotamente. Essa conexão é semelhante a do Bluetooth. Porém a comunicação entre os dispositivos, acontece de forma muito rápido.

Mas, vale lembrar que para isso acontecer o recurso da tecnologia NFC, deve estar ativa nos dois dispositivos. Sendo assim, a conexão e a troca de informações, acontecerá automaticamente entre eles. Portanto, isso acontecerá sempre que você os aproximar.

Anúncio

Quer saber quando essa tecnologia foi desenvolvida? Isso ocorreu entre uma parceria da Philips com a Sony no ano de 2002. Entretanto, só começou a ser utilizado em celulares, em 2010 pela Nokia. Atualmente, essa tecnologia permite até fazer pagamentos instantâneos e passar informações sobre produtos.

NFC – Para Que Serve e Como Usar Essa Tecnologia.

O sistema de comunicação por campo de proximidade, que é a tecnologia NFC, tem sido usada para varias finalidades. No entanto, em decorrência do momento de pandemia que estamos passando, a mais usada delas, foi para fazer pagamentos. Pois, hoje em dia, a grande maioria dos comerciantes já aderiram a essa tecnologia.

Então, para realizar pagamentos nas famosas maquininhas de cartão, basta aproximar o cartão ou qualquer outro dispositivo que seja compatível com NFC. Entretanto, o pagamento é realizado através de uma conta cadastrada e vinculada ao seu banco. Nesse caso, a transação vai usar as informações do seu cartão de crédito ou débito.

Como já sabemos, com a tecnologia NFC é possível realizar diversas ações. Porém, existem algumas mais conhecidas. Como por exemplo, identificar funcionários por meio de crachás e abrir fechaduras digitais de portas.

Essa Tecnologia NFC é Segura?

De forma natural, a bandeira que o NFC mais levanta, é a da segurança. Isso, porque sua principal atividade é a realização de pagamentos. E para isso essa tecnologia utiliza seu cartão de crédito. Portanto, tudo foi pensado desde o início. Então, seus mecanismos diminuem as chances de fraudes.

Contudo, o primeiro deles é que a tecnologia NFC só funciona com os dispositivos bem próximos um do outro. Ou seja, precisam estar a uma distância mínima de 4 cm. Um outro mecanismo de defesa antifraude, é que para fazer pagamentos acima de R$50,00 será preciso uma senha.

Embora, esses mecanismos funcionam, os riscos de fraude sempre vão existir. Por isso, para se manter mais seguro, mantenha o NFC desativado. Sendo assim, poderá ativar novamente, sempre que você entrar em uma loja ou supermercado, por exemplo.

Como Ativar e Desativar o NFC.

Primeiro verifique se o dispositivo que você deseja fazer a ativação, possui essa tecnologia. Os smartphones com sistema operacional IOS, como é o caso da Apple, esse já é um recurso padrão desde 2014, com o lançamento do iPhone 6. Entretanto, já os smartphones com sistema Android, é mais comum encontrar essa tecnologia em aparelhos premium da marca.

Então, acesse o menu configurações do seu dispositivo, e pesquise por “NFC” para saber se ele é compatível. Mas, geralmente você pode encontrar o NFC no menu “Conexões”. Porém, isso não funciona para todos os aparelhos.

Agora, se você deseja habilitar/desabilitar essa função no cartão de crédito ou débito, acesse o aplicativo de seu banco. Pois, é por lá, que você vai conseguir fazer isso, todas as vezes que quiser. Dessa forma, procure pela opção “NFC ou Pagar por Aproximação” e habilite sempre que desejar.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Criativo News © 2020–2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta.