Siga-nos

Consultar IPVA 2022 – Qual o Valor do Imposto do Seu Veículo?

Anúncios

Sempre que o ano chega ao fim, nós brasileiros como de costume, já começamos a se programar para os compromissos do próximo ano. Portanto, veja como consultar IPVA 2022 e saiba qual o valor do imposto do seu veículo. A sigla IPVA, significa “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”.

Dessa forma, o IPVA deve ser pago por proprietários de veículos novos ou seminovos, geralmente com até vinte anos de uso. Mas, isso pode variar dependendo do estado. O cálculo desse imposto, tem como base, o valor de cada veículo. No entanto, é calculado uma porcentagem que geralmente é 4% para veículos de passeio e 2% para utilitários.

Anúncios

Entretanto, a cobrança do IPVA, não se aplica para todo tipo de veículo. Pois, em alguns casos, podem estar isentos dessa cobrança. Então, para entender um pouco mais sobre isso, continue lendo este artigo.

Consultar IPVA 2022 - Qual o Valor do Imposto do Seu Veículo
Consultar IPVA 2022 (Imagem: Canva Pro)

IPVA 2022 – Entenda Como é Feito o Cálculo.

Antes de mais nada, é importante saber que o cálculo do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é responsabilidade de cada estado. De modo geral, a base de cálculo para veículos seminovos, é o valor da tabela no período da cobrança anterior.

Nesse sentido, os valores sempre vão estar relativamente corretos, independentemente do local que você está realizando a pesquisa. Portanto, seguirá um padrão de cobrança para cada tipo de veículo.

Agora, no caso de veículos novos e zero km. O IPVA é calculado com base no preço de nota fiscal. Ou seja, por isso o valor do IPVA de veículos novos, geralmente são mais caros.

Anúncios

Para Onde Vai o Valor Arrecadado Com o IPVA 2022.

Muitos brasileiros fazem o pagamento do IPVA a anos, e ainda não sabem, qual o real destino do valor arrecadado todos os anos. Portanto, saiba que essa arrecadação é dividida em duas partes. Ou seja, 50% vai para seu município e os outros 50% vai para o estado.

Entretanto, as arrecadações geradas pelo IPVA, não são utilizadas apenas para melhorias de asfalto e infraestrutura. Outros setores como saúde, educação, segurança e transporte também são beneficiados.

Contudo, se destinado corretamente, o IPVA contribui muito para o estado e o município de modo geral. Desse modo, esse investimento ajuda a melhorar a qualidade de vida de toda a população.

Casos de Isenção do IPVA 2022.

Existem alguns casos de doença ou deficiência, que dão aos proprietários de veículos automotores, o direito de se isentarem do pagamento do IPVA. Entretanto, o veículo tem que estar adaptado a suas necessidades.

De acordo com Detran, (Departamento Estadual de Trânsito) veículos com dez ou vinte anos de fabricação, também tem o direito de isenção do pagamento do IPVA.

Mas, vale lembrar que cada estado brasileiro, possui uma regra e prazo diferente, com relação a isenção do IPVA por ano de fabricação. Veja a seguir:

  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação (Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, e Mato Grosso do Sul).
  • Veículos com mais de 10 anos de fabricação (Rio Grande do Norte e Amapá).
  • Mais 15 anos de fabricação (Tocantins, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Pará, Piauí, Maranhão, DF, Espírito Santo, Ceará, Amazonas e Bahia).
  • Apenas veículos com placa preta (Minas Gerais).
  • Veículos com mais 18 anos de fabricação (Mato Grosso).
  • Veículos com mais 30 anos de fabricação (Santa Catarina e Pernambuco).

Como Consultar IPVA 2022.

Para consultar e saber o valor do IPVA 2022 que você irá pagar, é muito simples. Abra o seu navegador de internet no celular, e busque por “Detran + estado” que você mora. Esteja com o número do RENAVAM e placa do veículo em mãos.

Já dentro do site do Detran do seu estado, busque por menu “Veículos” e em seguida “Licenciamento anual”. Preencha com as informações e prossiga.

No entanto, para veículos licenciados no estado de São Paulo, esse processo é feito no portal do Detran. Portanto, após o proprietário pagar todos os débitos do veículo, como por exemplo IPVA e taxa de licenciamento, ele já terá acesso ao CRLV digital, disponível no mesmo portal.

Contudo, você pode baixar o aplicativo CNH digital, e caso o veiculo esteja em seu nome, o documento já vai aparecer lá também. Dessa forma, você poderá acessa-lo sempre que desejar.

Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criativo News © 2020–2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta.