Siga-nos

Deliciosa Receita de Doce de Goiaba Caseiro.

Anúncios

A deliciosa receita de doce de goiaba caseiro é uma opção para quem adora o doce, mas nem sempre encontra para comprar nos supermercados ou fica à mercê dos doces ricos em açúcar e conservantes. Dessa maneira, você pode preparar em casa e adicionar em outras receitas, como bolos, torradas, churros e assim por diante. 

Vale destacar que essa receita dura em torno de 45 dias na geladeira. Sendo indispensável o uso de potes de vidros limpos e esterilizados. Inclusive, você pode preparar a quantidade que quiser. Seja para consumo próprio, para dar a outras pessoas, venda ou mesmo como brindes, ideal para pequenos negócios. 

Anúncios

Então, não perca mais tempo, comece a procurar um local para compras goiabas, sempre avaliando a qualidade da fruta. Em seguida, você já pode separar os demais ingredientes. 

Deliciosa Receita de Doce de Goiaba Caseiro
Receita de Doce de Goiaba Caseiro (Imagem: Canva Pro)

Receita de Doce de Goiaba Caseiro.

Pensando nos ingredientes, você vai usar limão para tirar a acidez da fruta, goiaba, água e açúcar. Em geral, para um quilo e meio de goiaba, utilize meio quilo de açúcar e ¼ de suco de limão. 

Em primeiro lugar, descasque todas as goiabas e coloque no liquidificador com um pouco de água, o necessário para bater. Depois, vá passando pela peneira, para retirar todos os pedacinhos que ficaram e coloque o líquido em uma panela. Caso você faça uma grande quantidade, vá batendo aos poucos e adicione tudo na panela, até finalizar. 





Coloque a panela no fogo e deixe ferver, para que a água seque, mexendo ocasionalmente. Faça isso por, em média, 40 minutos. Em seguida, acrescente o suco de limão e o açúcar. Mexa por 30 minutos, em média. Você vai notar que o doce vai apurar, ou seja, vai reduzir um pouco o volume, concentrar e ficar com um aspecto mais grosso, de doce. Então, desligue o fogo e espere esfriar. 

Anúncios

Diversas Opções de Ponto do Doce de Goiaba.

A grande vantagem dessa receita é que você pode escolher o ponto que quiser conforme o cozimento. Sempre tomando cuidado para não deixar queimar. Para isso, mantenha a panela sempre em fogo médio. 

Caso queira um ponto mais mole, de doce de colher, desligue o fogo assim que começar a engrossar. Mas, se quiser um doce tipo goiabada, para cortar em pedaços, deixe reduzir bem, para ficar bem grossa. Neste caso, coloque em um recipiente de vidro e deixe esfriar, cortando apenas quando estiver bem firme.

Uma vantagem é que, se deixar o pote completamente fechado, ao ser aberto, essa receita dura até três meses na geladeira. Mas, se ficar abrindo, esse prazo é reduzido. Não é recomendado que o doce fique em armários ou temperatura ambiente. 

Doce de Goiaba Caseiro – Opções Para Novos Pratos. 

Se você ama goiabada, uma dica especial é picar os pedaços ou pegar porções e colocar no liquidificador com creme de leite, até ficar homogêneo. Em seguida, coloque a mistura em um recipiente de vidro e acrescente pedaços de goiaba no meio e em cima, para decorar. Leve a geladeira e espere firmar para servir. 

Outra dica é preparar um beliscão. Uma massa preparada com 2 xícaras e meia de farinha de trigo, 1 xícara de manteiga, 2 ovos, ¾ de xícara de açúcar refinado e 1 colher de chá de essência de baunilha. Misture a farinha e a manteiga até virar farofa. Acrescente os demais ingredientes e misture bem. Depois, separe porções e abra a massa em círculos, coloque um pedaço ou porção de goiabada e feche. Leve para assar até dourar. 

Outra dica especial é preparar um bolo. É só misturar 3 ovos, 4 colheres de manteiga derretida e fria com 1 xícara de açúcar. Continue mexendo e acrescente 240ml de leite e farinha até ficar homogêneo, em ponto de massa de bolo. Finalize com 1 colher de sopa de fermento. Coloque a massa em uma forma untada e acrescente pedaços ou porções de goiabada e leve para assar. 

Receita de Torta Romeu e Julieta – Doce de Goiaba.

A torta Romeu e Julieta é uma das opções incríveis e fáceis de fazer. Tudo o que você precisa fazer é separar 150g de biscoito tipo maisena, 100g de manteiga derretida, 1 envelope de gelatina sem sabor, 9 colheres de água, 400g de ricota, uma caixinha de leite condensado, uma caixinha de creme de leite e 500g de goiabada. 

Comece triturando o biscoito e misture com a manteiga. Unte uma forma redonda com óleo ou manteiga e forre todo o fundo com essa farofa. Leve ao freezer por 20 minutos. Enquanto isso, dissolva a gelatina em 5 colheres de água e coloque no microondas por 20 segundos. Coloque essa mistura no liquidificador e bata com o leite condensado, creme de leite e a ricota. 

Agora, coloque essa mistura em cima do biscoito, na forma. Deixe na geladeira até firmar bem, o que demora em torno de 2 horas. Coloque a goiabada picada (se estiver muito firme) em uma tigela e coloque no microondas com 4 colheres de água. Ela deve ficar em formato de calda. Despeje por cima da torta e coloque novamente na geladeira até firmar. 

Rocambole de Goiabada.

Por fim, você pode usar a receita de doce de goiabada caseiro para fazer um rocambole, também usado de “bolo em rolo”. Para isso, você vai usar o doce em um formato de cauda. Então, se a sua estiver muito firme, corte em pedaços e coloque algumas colheres de água para derreter no microondas. Sempre aos poucos e mexendo. 

Já para a massa, você vai precisar de 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, 4 colheres de água, 1 colher de fermento em pó e 4 ovos. Primeiramente, separe as gemas da clara. Bata as claras em neve. Em seguida, acrescente as gemas, açúcar, água, farinha e o fermento. Exatamente nesta ordem e mexendo bem a cada um. 

Forre uma forma grande com papel manteiga, coloque a massa completamente esticada e leve ao forno por 25 minutos a 180º. Agora, é só tirar a massa do forno e passar a goiabada em toda a superfície. Em seguida, vá enrolando delicadamente. É importante fazer isso logo que sair do forno, ou a massa firma e acaba quebrando. Enrolada, decore com goiabada e já está pronto.

Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criativo News © 2020–2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta.