Publicidade
Se você é uma pessoa que vive perdendo os documentos, esse post é para você! Lidar com toda a burocracia que envolve a retirada de segundas vias de documentos é um tanto quanto incômodo. Mas, hoje trouxemos a seguinte solução para você: os documentos digitais.
Esses documentos, hoje, já podem ser aceitos com a mesma validade dos documentos físicos. De acordo com o estado, diversos documentos podem ser apresentados em formatos digitais. Por exemplo, tais como CPF, CNH, RG e até Carteira de Trabalho.
Então, veja a seguir algumas informações importantes sobre os documentos que possuem formatos digitais e qual a maneira certa de usá-los.
Publicidade
A CNH de forma digital, encontra-se como Carteira Digital de Trânsito – CDT. Portanto, este é o app oficial do Denatran, que reúne toda sua documentação de trânsito de forma digital no seu celular.
O app é seguro, e tem o mesmo valor legal dos documentos impressos. O formato da CNH Digital pode facilitar e agilizar muitos processos de quem faz o uso junto do Detran.
Com ele, você consegue evitar filas e garantir que estará sempre com o documento em mãos.
Assim como o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o CRLV digital facilita muito a vida dos condutores. Você consegue apresentar esse documento no seu smartphone, incluindo a CRLV-e.
Para ter acesso a esse documento de forma digital, basta acessar o app da CNH Digital citado anteriormente.
O TSE, foi um dos primeiros sistemas, a adotar o uso de um documento em formato digital como válido. O aplicativo usado é o e-Título, e está disponível para IOS e Android. Você pode apresentá-lo em todas as votações, substituindo o título de eleitor físico.
Para usar o aplicativo, é bem simples: vá na aba “Consultar” do app e-Título e veja o seu título de eleitor impresso na tela. Se houver algum erro na hora de preencher os seus dados, você pode editar o documento e preencher da maneira correta.
No aplicativo também é possível retirar um certificado de quitação. Então, basta comprovar seu comparecimento às votações para os fins necessários. Você também pode consultar em quais lugares poderá justificar o seu voto, caso não consiga comparecer.
Entretanto, outro documento que pode ter o formato digital, é a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Esse formato já existe desde 2017, mas só foi validado como documento oficial no ano passado.
Algumas informações adicionais estão contidas dentro da carteira de trabalho digital e podem aparecer de forma automática.
Para habilitar esse documento, você precisa baixar o aplicativo no seu celular e fazer o cadastro. Caso seja o primeiro acesso, siga todas as instruções que aparecem na tela.
Depois que finalizar o cadastro, você vai conseguir visualizar todas as informações logo na primeira aba do aplicativo.
Na segunda parte do aplicativo, você visualizará informações como as empresas que trabalhou, bem como o tempo de trabalho. Outras informações, como qualquer tipo de ajuda, podem ser feitas e visualizadas no próprio aplicativo também.
Existem alguns projetos que possuem o intuito de abrigar informações sobre o Documento de Identificação Digital. Esse projeto está sendo testado e busca ser uma ótima alternativa para facilitar o uso dos documentos digitais.
Mas os dados contidos nesses documentos hoje, já podemos encontrar na CNH Digital Também.
Diversas soluções estão sendo buscadas para melhorar e facilitar a vida das pessoas. Em breve novos formatos de documentos digitais serão realidade no nosso país. Pois estamos vivendo uma era digital.