Siga-nos

Documentos Digitais – Quais Documentos Possuem Esse Formato.

Anúncios

Se você é uma pessoa que vive perdendo os documentos, esse post é para você! Lidar com toda a burocracia que envolve a retirada de segundas vias de documentos é um tanto quanto incômodo. Mas, hoje trouxemos a seguinte solução para você: os documentos digitais.

Esses documentos, hoje, já podem ser aceitos com a mesma validade dos documentos físicos. De acordo com o estado, diversos documentos podem ser apresentados em formatos digitais. Por exemplo, tais como CPF, CNH, RG e até Carteira de Trabalho.

Anúncios

Então, veja a seguir algumas informações importantes sobre os documentos que possuem formatos digitais e qual a maneira certa de usá-los.

Documentos Digitais - Quais Documentos Possuem Esse Formato

CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

A CNH de forma digital, encontra-se como Carteira Digital de Trânsito – CDT. Portanto, este é o app oficial do Denatran, que reúne toda sua documentação de trânsito de forma digital no seu celular.  

O app é seguro, e tem o mesmo valor legal dos documentos impressos. O formato da CNH Digital pode facilitar e agilizar muitos processos de quem faz o uso junto do Detran.

Com ele, você consegue evitar filas e garantir que estará sempre com o documento em mãos.

Anúncios

CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Assim como o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o CRLV digital facilita muito a vida dos condutores. Você consegue apresentar esse documento no seu smartphone, incluindo a CRLV-e.

Para ter acesso a esse documento de forma digital, basta acessar o app da CNH Digital citado anteriormente.

Título de Eleitor.

O TSE, foi um dos primeiros sistemas, a adotar o uso de um documento em formato digital como válido. O aplicativo usado é o e-Título, e está disponível para IOS e Android. Você pode apresentá-lo em todas as votações, substituindo o título de eleitor físico.

Para usar o aplicativo, é bem simples: vá na aba “Consultar” do app e-Título e veja o seu título de eleitor impresso na tela. Se houver algum erro na hora de preencher os seus dados, você pode editar o documento e preencher da maneira correta.

No aplicativo também é possível retirar um certificado de quitação. Então, basta comprovar seu comparecimento às votações para os fins necessários. Você também pode consultar em quais lugares poderá justificar o seu voto, caso não consiga comparecer.

CTPS – Carteira de Trabalho.

Entretanto, outro documento que pode ter o formato digital, é a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Esse formato já existe desde 2017, mas só foi validado como documento oficial no ano passado.

Algumas informações adicionais estão contidas dentro da carteira de trabalho digital e podem aparecer de forma automática.

Para habilitar esse documento, você precisa baixar o aplicativo no seu celular e fazer o cadastro. Caso seja o primeiro acesso, siga todas as instruções que aparecem na tela.

Depois que finalizar o cadastro, você vai conseguir visualizar todas as informações logo na primeira aba do aplicativo.

Na segunda parte do aplicativo, você visualizará informações como as empresas que trabalhou, bem como o tempo de trabalho. Outras informações, como qualquer tipo de ajuda, podem ser feitas e visualizadas no próprio aplicativo também.

CPF E RG.

Existem alguns projetos que possuem o intuito de abrigar informações sobre o Documento de Identificação Digital. Esse projeto está sendo testado e busca ser uma ótima alternativa para facilitar o uso dos documentos digitais.

Mas os dados contidos nesses documentos hoje, já podemos encontrar na CNH Digital Também.

Diversas soluções estão sendo buscadas para melhorar e facilitar a vida das pessoas. Em breve novos formatos de documentos digitais serão realidade no nosso país. Pois estamos vivendo uma era digital.

Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criativo News © 2020–2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta.