Siga-nos

CRLV Digital – Saiba Como Baixar e Usar Agora Mesmo.

Anúncios

O CRLV Digital é o documento do veículo e deve ser pago todo ano. Ele é Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Portanto, é somente com ele que os meios de transporte podem circular. Este deve ser pago quando a pessoa informar o número dos dados do veículo na base RENAVAM e taxa gerada.

Com isso, é importante informar que o mesmo estará disponível para visualização e impressão do boleto no portal do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). No entanto, é bom saber que cada estado federal possui um DETRAN específico.

Anúncios

Ainda, é necessário salientar que, a partir do ano de 2020, tal certificado ficou disponível em sua versão digital, originando o CRLV Digital para maior comodidade da população. Assim, a sua consulta pode ser feita, por intermédio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

CRLV digital – Saiba Como Baixar e Usar Agora Mesmo
CRLV Digital (Imagem: Google)

Qual é a Importância do CRLV? Quais Informações ele Informará Sobre o Veículo?

A função principal do CRLV Digital é comprovar que o veículo se encontra uniforme com o DETRAN, isto é, seu licenciamento está em dia. Dessa maneira, para isso acontecer o dono do veículo deve pagar direitinho o seu Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e as multas de trânsito.

Caso o CRLV não estiver regularizado, a pessoa fica sujeito a uma multa de R$88,38, mais 3 prontos na sua carteira de motorista. Além disso, pode acontecer de o veículo ficar retido pela polícia até o proprietário regularizar.

Ademais, o CRLV irá conter informações sobre o carro. Dentre eles, nome do dono, cor, ano do modelo, placa, potência do veículo e ano do exercício do documento. Entretanto, ele deve conter todos esses detalhes justamente para o controle maior dos transportes que estão na rua.

Anúncios

Como Conseguir Tirar o CRLV-Digital Pelo Site do Detran?

O primeiro passo para conseguir um CRLV-Digital, é fazer um cadastro no CDT. Dessa maneira, é necessário baixar o aplicativo em seu celular. Logo, se ele for um Android será pela Play Store ou se for um IOS (iphone) será pelo App Store.

Para conseguir navegar pelo aplicativo, o usuário deve fazer um cadastro com seu CPF. Após esse registro de dados, selecione a opção que contém “Entrar com gov.br” e informe seu CPF e senha.

Em seguida, o aplicativo vai direcionar para um menu em que você deverá selecionar a sequência de Habilitação e Toque aqui para adicionar a sua CNH. Ainda, lembrando que você deve estar autentificado. Caso ainda não esteja, você pode validar pelo próprio celular.

Continuando a navegação, você precisa informar pelo celular o seu CEP e período da emissão do CNH físico, e em seguida, leitura do QR Code. O aplicativo vai pedir uma validação facial e o número de telefone. Tudo feito? O CNH vai estar disponível em seu smartphone.

LEIA TAMBÉM:

Depois Desse Cadastro Online o Que Faço?

No menu, clique na opção “Veículos” e em seguida “Licenciamento Digital (CRLV-e)”. Com isso, o número do RENAVAM e o código de segurança do CRV, cadastrar o CRLV.

Sucesso! Após esses passos, você conseguiu o CRLV digital.

Caso queira imprimir, o usuário deve obter o download da sua forma digital. Dessa maneira, isto pode ser obtido, por intermédio da opção “CRLV digital (pdf)”. Quando abrir, pode ser baixado imediatamente no celular.

Caso não aconteça o download, clique na setinha que está indicando pra baixo. Ela costuma ficar no canto direito, na parte de cima da tela.

Espero que esse artigo tenha ajudado a desmistificar como fazer esse processo burocrático para seu veículo. Portanto, agora fica fácil de conseguir o CRLV-Digital do seu veículo de modo rápido e cômodo. Com isso, é só pegar a chave do carro e circular sem problema pelas estradas do Brasil. 

Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criativo News © 2020–2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Meta.